CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos
          
 
DONA+XEPA.jpg


 
Aproveitando o embalo da nova novela da emissora de televisão Record, a Dona Xepa, remake da novela global de 1970, busquei compreender o significado dessa palavra tão brasileira: “Xepa”. Segundo o Mini Aurélio Escolar (Século XXI) publicado pela Editora Nova Fronteira (2004), Xepa é:
 
(Ê) sf. Bras. Pop. 1. Comida de quartel. 2 As mercadorias vendidas ao término das feiras, geralmente mais baratas e de qualidade inferior. p.761
 
E o dicionário Online que uso frequentemente, o Dicio.com, também comunga com as definições do Aurélio.
 
O interessante é saber a origem desse nome. Sendo uma palavra popular brasileira, talvez um modo de falar regionalista, pode ser muito difícil descobrir a origem dela. Mas quem sabe onde encontrar poderia dar um toque, né?
 
 Há outras expressões também interessantes como “bater uma xepa” ou significados diversos como “livros velhos” e “cirurgias”. No site dicionário informal se encontra uma discussão legal sobre isso. Mas é claro que a novela utiliza do termo ali exposto pelo Aurélio.
 
 Outro fato que me deixou saudosista, acompanhando o clima da nova novela. Minha cidade já não tem uma feira tão empolgante, com movimentos dominicais frenéticos e desfiles de carrinhos de duas rodas, como tinha na minha época de infância.          
 
 Não sei se a minha empolgação diminuiu ou se os hipermercados e suas feirinhas venceram a batalha mercadológica. Há ainda alguns pontos que tentam sobreviver em meios aos gingantes do capital. Mas até quando?
 
É isso.
 
Dir
Texto originalmente publicado no blog Caverna
valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 17/05/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras