CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos

SE O MEU FILHO NÃO CHORAR?

 
 
SE O MEU FILHO NÃO CHORAR?
 
protetora-255x165.jpg
 
            Primeiro dia na escolinha nova e meu filho não chorou. Não quis voltar comigo para casa. O que faço? Atípica essa situação, mas não rara. Em vez da criança se sentir insegura, temerosa com a nova realidade, são os pais que assim se sentem e retornam a casa, sem suas crias, com um grande aperto no coração.
 
            Compreendo que essas emoções são naturais, no entanto é importante prestar atenção nelas, pois na maioria das vezes são indícios de algo maior que poderá até prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. Quando os pais demonstram superproteção, por exemplo, poderão provocar perturbações comportamentais no futuro e, se a criança era um indivíduo bem resolvido e disposto às frequentes mudanças, poderá se tornar retraída.
 
            O medo de perder o rebento para as novas exigências sociais poderá fazer com que os pais ajam de forma compensadora, enchendo os filhotes de mimos para que não “cresçam” e nem “abandonem” a casa paterna. Eu poderia usar uma imagem motivadora da “mamãe” pássaro empurrando seus filhos para fora do ninho a fim de que alcem voos. Tomar essa atitude não torna desnaturado pais algum, mas demonstra o reconhecimento de que na natureza há a necessidade de evolução.
 
            Demonstrar aos filhos autocontrole e autoconfiança permite aos neófitos construírem suas autonomias em bases sólidas. Eles saberão desde o início que poderão contar com os pais nos inúmeros momentos de fracassos vindouros. Então se o seu filho não chorar por ter que ir à escola, faça o favor de não chorar no lugar dele. As emoções são sempre louváveis dadas as nossas imperfeições, no entanto, nossos filhos sempre estarão nos questionando se as decisões tomadas são as que realmente aprovamos. E se ir para a escola é uma das atitudes necessárias para o crescimento moral na sociedade, então mostremos aos nossos filhos que, mesmo ansiosos ou inseguros, acreditamos que os novos passos são os ideais.
 
            Você também não precisa perder a oportunidade de demonstrar ao filho seus receios, ansiedades e medos. É bom que saibam que não somos perfeitos; muito longe dos deuses que pensam que somos. Mas tudo tem limite, seja moderado. Tenha um diálogo e não um desabafo desesperador. Isso sim será muito bom para ambos.
 
Valdir dos Santos Lopes
Psicopedagogo – clínico e institucional
Professor especialista em Língua Moderna da Prefeitura de Barbosa – SP
Graduando em Pedagogia pela UNESP/Univesp – polo Araçatuba –sp.

valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 06/02/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras