CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos

NEM SEMPRE O QUE PARECE, É!

 
determinismo.jpg
 
DETERMINADOS
 
            Pensamentos deterministas tendem a atribuir ao meio o poder de moldar o caráter humano. Estrito e simplesmente. Veja algo mais sobre esse tipo de pensamento nos estudos literários “Naturalismo e Realismo” – caso interesse, leiam Cortiço de Aluísio de Azevedo. Nessa corrente é comum ouvir comentários como: o aluno não aprende porque é oriundo de uma camada pobre da sociedade. Mais forte nas últimas décadas do século XX, como denunciou a professora Maria Helena Souza Patto em “A produção do fracasso escolar”, ainda vemos reflexos desse tipo de pensamento em algumas instituições que desistem do aprendizado dos seus membros reduzindo a simples resposta de que a ele é impossível aprender.
 
É DO SANGUE
 
VALDIR+-+MEU+OLHAR.bmp
Mais difícil ainda é ouvir passivamente que determinado aluno possui determinada característica intelectual e/ou comportamental devido à genética. E resumem-se num “axioma bordão”: 70% são genéticas, o restante é cultural. Nesse ínterim reflito se estamos sendo reduzidos a animais instintivos.
 
QUESTÕES POLÊMICAS
 
Por mais que essas questões sejam polêmicas, apresentando defensores e opositores, não podemos, como humanos, aceitar a desistência pura e simplesmente. No campo educacional, todas as instituições (escola, família, governo, empresas, igrejas entre outras) têm como obrigação questionar certas “verdades”, senão corremos o risco de ser invadido novamente por ações excludentes e extremistas. Nossas pré-concepções são sempre perigosas quando percebidas apenas como concepções.
 
SOCIEDADE IGUALITÁRIA?
 
uma+flor+pra+vc.jpg
Sabemos que a sociedade não é homogênea, que as relações interpessoais são diferenciadas, não podemos aceitar comportamentos excludentes, baseados em simples suposições de que um indivíduo não tem e não terá determinada capacidade para relacionar-se e usufruir de todos os aparelhos sociais.
 
A VIDA É SIMPLES, SUA EXPLICAÇÃO, NÃO!
 
Dizer que um aluno, por exemplo, é indisciplinado, pois vem de uma família de criminosos ou que um indivíduo não aprende simplesmente porque foi gestado à base de álcool e droga é uma forma muito simplista e irrisória. É assinar a carta de desistência e abandonar a pessoa a “Deus-dará”. Como educador esse comportamento é lastimável. Como pessoa, inumano!
 
Valdir dos Santos Lopes
Psicopedagogo – clínico e institucional
Professor especialista em Língua Moderna da Prefeitura de Barbosa – SP
Graduando em Pedagogia pela UNESP/Univesp – polo Araçatuba –sp.

valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 06/02/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras