CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos
SER EDUCADO É DIZER O QUE SE DEVE DIZER
SER EDUCADO É DIZER O QUE SE DEVE DIZER – primeiro ato de revolta
DIR/ valdirfilosofia@hotmail.com

NO ARTIGO ANTERIOR

No artigo anterior permitimo-nos a refletir que:
1. O Pensamento Educacional não é unanimidade.
2. Ser Educador pressupõe algo além de ser professor.
3. É problemático ser “Tia” em creche quando a comunidade em seu entorno não reconhece o trabalho educativo das “Tias” da Creche.
4. Os pais têm por obrigação de participar do processo formativo e educativo dos filhos, direito desses.

E POR FALAR EM DIREITO

Na Constituição Federal de 1988, a Carta vigente, em seu artigo 5º diz serem todos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Eis o princípio da isonomia.
Há exemplos ótimos para refletir.
1. Se eu chego atrasado para realizar o vestibular e sou impedido de entrar, por que o outro, na mesma situação, pode entrar?
2. Se chego atrasado para realizar o vestibular, por que posso entrar, mesmo sabendo das regras e quem está lá se esforçou por chegar na hora?
3. Por que o juiz pode aceitar minha inscrição se eu não a fiz no tempo certo enquanto de outros ele não aceita?
Vocês já ouviram esse negócio de um peso e duas medidas? Pois é, existe muito isso ainda em nossa sociedade brasileira. Há muitos brasileiros e autoridades brasileiras desrespeitando esse artigo da constituição.
Agora eu pergunto:
Quem desobedece à lei não deve ser preso? Ou receber punição?
Oras bolas,
1. Se uma criança tem direito a vaga em creche, por que a minha não tem? De quem é responsabilidade nesse caso? Quem está desobedecendo a lei?

Cabe a todos nós prezarmos pela observância das leis, principalmente a que está transcrita no artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Pedir punição a quem deve, compreender quando não podemos assumir um direito quando desrespeitamos suas regras. Conhecer e aplicar isso é ser educado. Isso é Educação.

O PRINCÍPIO DA ISONOMIA
Mas se diz que o PRINCÍPIO DA ISONOMIA rege a lei para os iguais, será que em nossa sociedade somos todos iguais? Bem, na lei, sugere-se que todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país são iguais perante a lei, na sociedade, NA PRÁTICA, parece que as coisas não são bem assim.
É que alguns acreditam ter mais direito do que outros porque reconhecem que não são iguais a outro:
1. O professor reconhece que não é igual ao aluno (E se acha superior)
2. O diretor reconhece que não é igual ao professor (E se vê superior)
3. O secretário de educação reconhece que não é igual ao diretor (E se proclama superior)
4. O prefeito reconhece que não é igual ao secretário de educação (E executa-se como superior)

E nessa dança das cadeiras todos se esquecem de despir dos títulos e lembrar a condição de igualdade proposta na lei. Somos iguais na lei e na sociedade (devia ser) porque somos seres humanos e participantes igualmente da elaboração da mesma lei.

SE LEMBRARMOS DE CRISTO

“Se alguém quer ser o primeiro, seja o último e o servo de todos”. (Mc 9, 30-37)
Poderemos pensar diferente e, a meu ver, da forma mais correta.
1. O prefeito serve o secretário, pois foi o secretário quem votou nele. (nós também.).
2. O secretário serve ao diretor, porque o diretor é quem mantém a obrigação do secretário em ordem (nós também).
3. O diretor serve ao professor, porque é o professor quem executa o que o diretor espera (nós também).
4. O professor serve aos alunos, porque sem esses últimos não existia professor.

Essa relação dá pra fazer com pais e filhos, patrão e empregado, marido e esposa e quantas relações você, querido leitor, possa querer fazer.

REVOLTA
Caro leitor, pode perceber em minha escrita hoje a revolta que desfila em minhas palavras, nas entrelinhas e nos não-ditos. Minha revolta é ver como a injustiça impera nas relações humanas contemporâneas. E isso pra mim não é educação.
É isso.




Referências
Canto da Paz.
Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/2009/09/19/ser-primeiro-evangelho-comentado/
Princípio da Isonomia
Fonte: http://www.soleis.adv.br/artigoisomoniaprincipiomaiza.htm
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/1002936/o-principio-da-isonomia-por-definicao-exige-igualdade-de-atribuicoes
Constituição da República
Fonte: http://www.culturabrasil.pro.br/zip/constituicao.pdf
Entre Educador e Professor
Fonte: http://www.cidadedepenapolis.com.br/2012/07/entre-educador-e-professor.html#more


valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 05/08/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras