CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos
DESAFIANDO GIGANTES
Uma coisa muito divertida nas redes sociais é acompanhar as publicações das pessoas, tentar entender o que estão sentindo, quais são suas crenças e manias. Eu sei que vai chamar-me de xereta. Mas creio que todos têm um pouquinho disso.

Mas, quero falar aqui de alguns textos que aparecem em “nossa linha do tempo” no facebook ou páginas no Orkut.

Vi a seguinte mensagem, no perfil de um amigo:

Pois não importa o tamanho do seu problema...

Se Deus esta ao seu lado todos os “gigantes” caíram.


Reconheci nessa mensagem a dificuldade que meus alunos também sentem ao redigir um texto.

Quero antes salientar que todos cometemos erros. Eu principalmente. Por isso valorizo meus amigos que logo chamam a minha atenção para os equívocos cometidos.


É evidente que eu entendi a mensagem e que todos entenderam. Minha intenção não é desvalorizar, mas dizer que esses tipos de equívocos são comuns e podemos nos ajudar a cometer menos.

Vou centrar minhas reflexões sobre duas situações. O par “esta” (que é um pronome demonstrativo. Perceba que nessa palavra não tem acento) com “está” (verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo), e o par “caíram” e “cairão”

Pois bem, a intenção do escritor, ao produzir a frase, é utilizar o verbo “estar”. Portanto,

“Se Deus está ao seu lado...”

Perceba o acento no verbo conjugado “está”.

Por outro lado, claramente percebemos que não podemos usar o pronome demonstrativo, “esta”. Simples, a frase não está mostrando ou apontando alguém, mas expressando um ato de permanecer, achar-se, encontrar-se, existir. Por isso uso o verbo “está”, com acento. E não o pronome demonstrativo “esta”, que não tem acento.

Agora, no final da frase, o escritor preferiu conjugar o verbo “cair” assim: “cairam”.
Primeiro devo salientar que, se eu for usar o termo “caíram” eu tenho que colocar acentuação na vogal “i”.

Por quê? Porque nessa palavra temos um Hiato.

Hiato é um encontro de duas vogais numa palavra, mas em sílaba separada.

O que eu aprendi é que não há duas vogais na mesma sílaba. No caso da palavra estudada, temos, “ca-í-ram” É um assunto extenso. Permita-me discutir isso em outro momento.

Mas a frase terá melhor efeito, se conjugarmos o verbo assim: “cairão”.

Por quê?

Simples:

Se eu escrevo “caíram” refiro-me a uma ação no Pretérito perfeito ou no Pret. mais-que-perfeito.

Se eu escrevo “cairão” refiro-me a um evento futuro.

Acredito fielmente que o autor dessa frase pensou nos problemas futuros. Por isso, “os gigantes cairão”


É isso. Olha! Uma boa dica é sempre consultar um bom dicionário. Principalmente aqueles que apresentam algumas conjugações. Ou pesquisar em dicionários on-line. Recomendo CONJUGA-ME. Site super bacana que ajuda muito na hora de escrever

Segue o link: http://www.conjuga-me.net/

É isso aí.
valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 16/05/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras