CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos
DE VOLTA À INFÂNCIA

As crianças têm necessidade imperiosa de comunicar-se. Quando descobre, então, a fala, é como ganhasse um presente de dimensão sem cálculo. Esse poder, as crianças levarão a última conseqüência. É preciso testar o alcance do poder adquirido. Tudo se torna palavras sonoras já que perceberam que assim, melhor compreendidos, sua comunicação torna-se eficaz. Todo sentimento torna-se palavras sonoras. Se escrevessem seriam poetas? Aliás, a poesia não se restringe a escrita. Como exemplo os trovadores. Crianças são trovadores que cantam a vida. Os melhores comunicadores são crianças. Mesmo mudas, comunicam-se.
Mas quando chega a idade madura, deixamos a fala de lado. Acreditamos que meias palavras ou palavras e meia são suficientes. Dizem que um ponto já é um conto. Incerto. Outros acreditam que o olhar é tudo, um pequeno gesto. O que nos dá, diferentemente das crianças, é uma preguiça mental ou um descrédito desses fabulosos instrumento a voz. Deve ser por isso que muitos de nós não suportamos os trinados infantis, as canções pueris.
Como é sábio o conhecimento cristão. Só merece o reino quem se assemelha a esses pequeninos. De fato, quanto mais se afasta do poder maravilhoso da infância, mais se perde do fabuloso mistério de ser humano.

http://professorvaldirlopes.webnode.com
valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 01/10/2009
Alterado em 01/10/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras