CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos

VOLTA ÀS AULAS.
 


        Voltar para a escola é sempre bom, para os alunos e para os professores. Depois de um período distante das atividades educativas, as merecidas férias dão espaço para novos desafios. Realmente o ano começa aqui para quem vive no mundo da educação. Hoje na escola, em contato com os alunos, revi rostinhos sorridentes dizendo, de forma tímida, um “oi”. Quão gratificante é ver que esses rostinhos já não são os mesmos de outrora. Como crescem as crianças! Com essa constatação fica apenas um misto de sentimentos: percebo o quanto estou envelhecendo e, por outro lado, como é bom ver meus alunos se desenvolvendo.

 
COMPROMISSO PATERNO
            Reconheço a importância da presença dos pais na primeira semana de aula.  Há muitas informações a serem dadas pela Gestão da unidade escolar. Os pais precisam realmente conhecer os novos professores do filho, ficar a par dos novos desafios e alertar os docentes sobre as dificuldades e necessidades de cada um. Infelizmente percebo que muitos se limitam a buscar a lista de materiais ou assinar documentos de presença. Pois então friso aqui a importância do compromisso paterno e materno. Interajam com os professores novos dos seus filhos. Deixem os mestres sabendo da evolução ou mudanças ocorridas nas férias. Expliquem, por exemplo, a necessidade que o filho tem de estar próximo à lousa, ou próximo ao professor por causa de problemas de aprendizagens entre outros.
 
COMPROMISSO DOCENTE
            Os professores também precisam ficar atentos para não perderem a oportunidade de interagir com os pais nessa semana. Além das documentações costumeiras, questionar os pais sobre alguma dificuldade que a criança possa apresentar, algum problema de aprendizado que ocorreu no decurso do ano anterior poderá auxiliar o mestre no seu planejamento anual. Não precisa ser uma entrevista enfadonha, mas com um rápido bate-papo com a família pode-se adquirir informações importantíssimas para a construção do Plano de Educação desse ano.
 
COMPROMISSO DISCENTE
Já os alunos, independente da idade, a vontade da maioria é reencontrar o ambiente amistoso que tinham no ano passado. Reencontrar amigos ou conhecer outros. A empolgação da nova série escolar também deixa os alunos ansiosos e curiosos. Para que essa empolgação não esfrie no decorrer dos dias, fica necessária aqui a união da família e dos docentes na busca de melhores caminhos que envolvam os interesses da meninada com os objetivos de cada série.
 
COMPROMISSO GESTOR
            Diretores e Coordenadores também estão, nessa semana, envolvidos plenamente com a abertura do ano. Após receberem os docentes, recebem agora pais e alunos. É necessário esclarecer muitas dúvidas, atender adequadamente a família, principalmente aquela família que está entrando na unidade escolar pela primeira vez. Uma importante dica para essa última questão é mostrar aos pais a estrutura da escola, a sala da coordenação e dos professores, a provável sala dos alunos. Pincelar sobre o projeto educacional da instituição e as regras de convivência.

SÓ ALEGRIA
No recreio vejo as crianças correndo, rindo, comendo, dividindo, olhando, experimentando. Parece uma alegria sem fim. Quem dera fosse assim todo o período escolar. Claro que sabemos que esse mundo tão complexo da educação não é um mundo só de rosas. Haverá choros, cansaço, mágoa, conflitos entre outros. Mas acredito que se a Gestão Escolar, os Docentes e a Família se comprometerem em estar juntos para superar cada obstáculos, teremos um ano escolar melhor do que a do ano passado. Esse é meu desejo a todos.
 
Valdir dos Santos Lopes
Psicopedagogo – Institucional e Clínico
http://www.valdirfilosofia.recantodasletras.com.br
http://cavernavaldirlopes.blogspot.com.br/
 
valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 05/02/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras