CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos
ESTUDAR II – LEITURA PROFUNDA


ESTUDAR II – LEITURA PROFUNDA

DIR/ valdirfilosofia@hotmail.com

Na coluna DIR COM EDUCAÇÃO começamos a falar sobre leitura. Indiquei a importância da leitura para a escrita. Em qualquer situação devemos ser bons leitores, isso Paulo Freire já dizia. Falamos de leitura superficial, que é o primeiro contato da pessoa com um texto. Aqui já podemos identificar assunto e posicionamento do autor. Extensão e termos difíceis do texto. Tudo isso nós dirá se temos coragem, motivação e vontade de entender profundamente o texto. Se não passamos nesse teste, então não vale a pena. Já aconteceu isso comigo várias vezes. Muitos textos deixei para ler depois por causa disso. Eu acredito muito que um texto, para uma determinada pessoa, deve ter um tempo certo de maturação para ser lido por essa pessoa. Quando tentei ler Dom Quixote, com 10 anos, aprendi essa grande regra. Aos 15 anos, entendi Dom Quixote. Aos 28 comecei a enxergar coisas novas. E, apesar do texto ser antigo, aos 32 estou descobrindo novidades em Dom Quixote. Esperem, pois falarei mais sobre esse fabuloso livro em outra oportunidade.

LEITURA PROFUNDA
Com a leitura profunda entramos literalmente ao fundo da mensagem escrita ali. Para isso é necessário mais paciência. Lido o texto pela primeira vez, você deve ter encontrado palavras que não entendeu. Agora é hora de buscar dicionário, livros, enciclopédias, internet e ou a ajuda de alguém mais experiente.

O importante na leitura é que não fique dúvida sobre o significado básico do termo. Digo significado básico porque pode ser que um termo antigo pode ter mudado de significado agora. Por isso tem que tomar cuidado.

Por exemplo
“-Olha, aquele é mecânico nos estaleiros, mas faz uns "biscates" de eletricidade por fora!”

Nesse exemplo, o termo “biscate” não tem o significado usado por muitos grupos sociais da atualidade. Esses grupos referem-se a mulheres vulgares de biscates. Mas em Portugal, como no exemplo, significa um trabalho extra.

Percebem a importância do significado. Se não tiver essa malícia achará que o “mecânico” do exemplo anterior é alguém vulgar. E pelo contrário, é um trabalhador exemplar.
Não deixe os significados controlar você. Por isso, duvide sempre. Quando você encontrar algo estranho no texto que está lendo, procure um dicionário, uma enciclopédia, a internet ou até um amigo mais experiente. Sempre duvide. Sempre pesquise. Busque sempre significados mais apropriados.
Tudo isso não garante que consiga encontrar a resposta certa para tudo. Infelizmente só o tempo vai poder dizer se estamos certos ou não. Então paciência meu caro. E muita comunicação. Procure pessoas que já leram o texto que você está lendo. Pergunte sobre o entendimento dela. Seja curioso. Não se contente com nada. Essa é a primeira atitude de um bom intelectual. Se seguir esses passos, será melhor em tudo que propuser a fazer.
Por quê? Oras bolas. O mundo contemporâneo (dos negócios, da administração, da educação, das empresas, do dinheiro, de tudo) está à procura de pessoas que têm habilidades de buscar soluções, de procurar respostas, de inovar, de criar e ter criatividade por demais. Nós professores não estamos mais ensinando os alunos a lerem, mas sim a aprenderem a encontrar diversas formas de leituras. O mundo mudou. Se você estagnou, cuidado. Não é um bom sinal para você.

ALÉM DAS PALAVRAS
Após analisar os significados das palavras, uma boa dica é tentar entender o posicionamento do autor sobre o tema proposto. Você verificou na leitura superficial o tema proposto (e talvez até escreveu algo que você acredita sobre o tema). Agora é hora de colar suas concepções, crenças e conhecimentos a prova. Siga um roteiro básico abaixo:
• Você concorda com o autor? Por quê?
• Qual é seu posicionamento? Por quê?
• Se você não concorda, qual argumento você usaria para derrubar o argumento do autor?
• Se você concorda, qual argumento você usaria para auxiliar o argumento do autor?
• Quais as fontes de leituras que você poderia usar para apoiar seu argumento/

FONTES
A respeito das fontes, teremos outras oportunidades para falar somente sobre elas, mas esteja esperto. Anote sempre de onde você tirou a sua leitura. Se for da internet, anote o endereço, com a data do acesso. Como por exemplo:

http://www.cidadedepenapolis.com.br/search/label/Valdir%20Lopes
Acesso em 03/09/2012

Se for um livro, escreva o nome do livro, do autor, da editora, do ano de publicação e da página onde tirou a citação. Logo, nessa coluna, você perceberá como são importantes todas essas informações.

EM BREVE
Você deve ter percebido que há muitas outras dicas de leitura profunda e procedimentos que podemos discutir aqui. Talvez não consigamos discutir todas, no entanto, essas habilidades apresentadas são fundamentais para separar você de um candidato não preparado para qualquer concurso. Vamos continuar falando disso. Até porque tudo isso tem relação com a educação

MEU MEDO
Ainda, como professor, continuo com medo da BANALIZAÇÃO. Cada vez que o ano passa, vejo que a sociedade não se importa mais com a profundidade das questões. Não param para pensar, não param para ler, não param para questionar. Eu tenho medo, porque estou me tornando um rebelde social. Rebelde social é todo aquele que não aceita o estado atual da sociedade. Aquele que nada contra maré. Mas se for para viver assim, em vez de aceitar as coisas passivamente, prefiro ser um peixe vermelho nadando à esquerda, do que peixes azuis, como todos, indo ao contrário.

É isso!

valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 02/09/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras