CAVERNA
Porque escrever é ato de libertação
Textos
SINAL VERDE - FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Olá. Meu hábito de indicar leituras não morreu. Da mesma forma que devorar vários livros, de assuntos diferentes.
Uma grande amiga indicou-me SINAL VERDE, de Francisco Cândido Xavier. Aceitei lê-lo com todo o entusiasmo que pego todos os livros indicados.
Simples, mas com um grande objetivo, seu texto tráz grandes indicações que qualquer um, ao ler, entenderá a importância.
Na verdade, sinto que vivemos em uma sociedade tão estranha, depressiva e desumana, que ao ler esse livro, acredito ter encontrado luz no meio da escuridão. A versão que tive acesso data de 1984, no entanto, com um texto muito atual.
A preocupação, no meu entender, remete-nos a pensar em nós mesmos e em nossas atitudes. Cada indicação presente nesse livro, nos orienta a refletir sobre o que fizemos, o que estamos fazendo e o que poderemos fazer com a nossa vida e com as pessoas que convivem com a gente.
Compreendo que um grande problema de nossa atual sociedade são as relações humanas. Problemas esses que desorientam desde pais e professores até grande gerente de alto escalão de uma empresa multinacional.
Acredito que todos temos que aprender a lidar melhor com os nossos semelhantes e essa iniciativa já foi pregada por Jesus Cristo, em sua época.
Muitos livros de autoajuda e de relação e gerência de pessoas (RH) têm mencionado a importância de entender a relação com as pessoas no meio de trabalho, como um instrumento eficaz para se alcançar um objetivo de todos.
Vem-me a cabeça a cena do filme "Uma mente brilhante" (A beautiful Mind - 2001) do diretor Ronald William Howard (que também dirigiu Angels and Demons - 2009), onde Nash (Russel Crowe - que também fez Gladiator) explica aos amigos no bar que, se eles unirem esforços na conquista das garotas presentes, sem que todos sufocassem uma só (a loira eleita) todos teriam uma real chance de sucesso (a dinâmica dos governos).
Oras, o que estou tentando dizer é que essa cena mostra um grande exemplo de união social para a conquista do bem comum.
Recomendo a leitura, mas espero que não confundam simplicidade com superficialidade. Porque o livro é simples (para muitos chega a ser ingênuo), no entanto carrega reflexões profundas. Cada citação, caberia uma grande análise. E é isso que pretendo fazer nas postagem futuras.
Pesquisando na internet, descobri que é possível fazer o download desse livro. Um blog que encontrei, e gostei, possibilita isso, como também muitos outros sites. Então, indico um link para quem se interessa a ler o PDF desse livro. Boa leitura. E digam o que acharam.

Sinal Verde - Francisco Cândido Xavier
Blog: Download - Livros de Chico Xavier
http://livrosdechicoxavier.blogspot.com/2012/01/download-livro-sinal-verde.html


 
valdirfilosofia
Enviado por valdirfilosofia em 04/02/2012
Alterado em 26/11/2014
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras